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Como o Escritório Koetz Advocacia Previdenciaria conseguiu ampliar sua clientela através do Marketing Jurídico Digital.

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O escritório Koetz Advocacia, com sede em Tramandaí, no Rio Grande do Sul, e mais recentemente sede em Florianópolis, trabalha desde 2008 com causas previdenciárias. Seus clientes vem, em grande maioria, das cidades onde está localizado e de regiões próximas.

No final de 2011, o escritório começou a investir em Internet, com a criação de um site, que na época recebia de 200 a 400 visitas mensais. Começaram então a receber, timidamente, clientes de outras regiões do Rio Grande do Sul, sem ter uma equipe que conhecesse os meios de ampliar o público na Internet.

 

Com a necessidade de entender como fazer com que as publicações e os materiais produzidos alcançassem audiência, e destacar nesse meio online todo o conhecimento jurídico que estavam colocando no ar, em outubro de 2013 o sócio do escritório, Eduardo Koetz, procurou a Resultados Digitais.

460%

mais Leads gerados

 

200%

mais clientes mensalmente

 

6x

mais receita estimada no fim das ações

 

Contrataram a ferramenta RD Station, que é uma ferramenta de automação em marketing, também contratou um pacote de consultoria para identificar possíveis formas de fazer marketing jurídico respeitando o Código de Ética da OAB

Foi então que, em 2012, o escritório apostou na estratégia do marketing jurídico informativo digital, com foco no Direito Previdenciário, por meio de um investimento pesado de tempo dos advogados do escritório na produção de conteúdo jurídico informativo.

O conteúdo era divulgado no Blog do escritório, buscando disponibilizar na Internet informações relevantes para o público mas fugindo da linguagem jurídica – juridiquês – para uma linguagem mais acessível. Assim, poderia informar e educar o público sobre seus direitos, que muitas vezes não são disponibilizados na internet ou em outros canais de informação.

Mesmo já em contato com o time de consultores e começando a utilizar o RD Station, havia o receio de não alcançar resultados fazendo marketing digital, pois acreditavam que seu público-alvo não estava habituado a fazer pesquisa sobre o assunto e contratações jurídicas pela Internet.

 

Também pensavam no risco, da comissão de ética não aprovar, uma vez que desconheciam outros escritórios na região ou mesmo em outros locais do Brasil, que atuassem no meio virtual. Viram isso, no entanto, como uma oportunidade de serem pioneiros na área. Antes de começar a trabalhar com marketing digital, a prospecção de clientes era feita por meio de anúncio em um jornal local, cartões de visita e indicações “boca a boca”. Com esse formato de divulgação conquistaram em média 20 novos clientes por mês.

 

Aposta em blog para aumento de tráfego no site

Uma das primeiras ações, que trouxe um resultado positivo e surpreendente, foi montar um blog dentro do site do escritório com atualizações quase diárias. Após um estudo sobre as palavras-chave de maior interesse do público, criaram um planejamento de conteúdo que foi seguido à risca. Em 10 meses, o site saiu de 1.022 visitas mensais, em novembro de 2013, para 21.609 visitas, em setembro de 2014, um aumento de 2014%.

A maior visibilidade do site e do blog ajudou tanto a expor o escritório como uma autoridade na área quanto na geração de Leads, já que ao entrar no blog, muitos visitantes acabam conhecendo os conteúdos oferecidos em Landing Pages e se tornando Leads. Em um ano,a geração de Leads aumentou em 460%.

Veja o gráfico de crescimento de visitas:

Geração de Leads com conteúdos ricos

Paralela ao blog, uma das primeiras ações ao começar a usar o software foi integrar formulários de consulta jurídica do site com o RD Station, para que os Leads gerados já entrassem na base de contato e pudesse ser desenvolvido um relacionamento posterior.

A equipe começou a produzir, por meio do RD Station, formulários de consulta pré-elaborados, em Landing Pages. O escritório simplesmente pré-definiu as perguntas que o advogado faz em uma consulta pessoalmente e automatizou o envio do cliente para o advogado, de forma que o cliente possa fazer as perguntas de qualquer lugar do mundo, e o advogado possa responder de forma mais ágil, pois já tem as respostas que precisa para analisar a questão do ponto de vista jurídico.

 

Em um ano de trabalho foram publicadas cerca de 60 Landing Pages:

Resultados

Até Maio de 2015, o marketing digital ampliou a procura pelo escritório por um público mais conectado que procura informações de processos com honorários de valores altos (entre R$30.000 e R$40.000) e quadruplicou o número de fechamentos totais. Até o fim de 2014, o escritório já contava com cerca de 300 novos clientes em mais de 40 cidades no sul do Brasil vindos de ações de Inbound Marketing. A estratégia online inesperadamente também atraiu outros escritórios, que fecharam parceria e ajudaram a trazer novos clientes.

Vendo o resultado obtido no primeiro ano trabalho com Inbound Marketing, Eduardo Koetz e sua equipe se motivaram a trabalhar ainda mais as ações e até explorar novas áreas, como a prestação de serviços para brasileiros residentes no exterior. “A prestação de serviços para quem está fora do país e as propostas de parcerias com advogados de áreas afins é muito interessante – possibilidades que não esperávamos e que o marketing digital que trouxe para nós”, conta Eduardo. O escritório já conta com clientes em diferentes países da Europa e da América Latina.

Para 2016, a ideia é aumentar o time que trabalha com o RD Station para aumentar ainda mais os resultados. Uma nova funcionária já foi contratada e estão à procura de um advogado que possa ajudar no relacionamento com os clientes e em sua fidelização – uma forma de implementar uma área de Customer Success no escritório, que no Koetz Advocacia eles chamam de Programa de Satisfação Total do Cliente. A visão da prestação de serviços advocatícios para eles é a de buscar prestar um melhor atendimento, fazendo fluir melhor e mais rapidamente a informação.

Nós da Bean Marketing temos todo o know-how para trazer esse resultado para você também, entre em contato pelo formulário abaixo e agende uma consulta gratuita com um dos nossos consultores.

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